• HOME
  • SITEMAP
  • MAI
  • Sobre a DGAI
  • Sobre o Planeamento Estratégico e Política Legislativa
  • Sobre as Relações Internacionais
  • Sobre a Administração Eleitoral

Prevenção da criminalidade e gestão de risco dos grupos sociais mais vulneráveis


A prevenção de riscos para a saúde e bem-estar  das populações assume nas sociedades modernas um valor inestimável. A prevenção da criminalidade não é uma exceção e deve ser entendida como uma prioridade ao serviço desse bem-estar.

Prevenir a ocorrência de comportamentos anti-sociais e, em particular, de crimes, significa estar preparado para antecipar e evitar que tais comportamentos ocorram.

 O valor que a prevenção pode assumir é, assim, duplo:

  • Garantir que os direitos dos cidadãos não são afetados;
  • Evitar os prejuízos sociais e económicos da criminalidade.

Para prevenir é indispensável conhecer adequadamente o território, perceber o modo de vida das populações, compreender que riscos correm e saber antecipar as ações dos delinquentes. A prevenção alimenta-se da pesquisa social e da investigação policial. A primeira deve ser capaz de produzir conhecimento útil para que os programas de prevenção sejam eficazes, e a investigação policial deve garantir o conhecimento criminal que antecipe o mais possível as ocorrências, de modo a impedir que elas tenham lugar.

É cada vez mais importante trabalhar em conjunto para que a prevenção tenha resultados efectivos. Internacionalmente, o Ministério da Administração Interna, através da DGAI, participa em vários projetos que procuram desenvolver conhecimento útil neste domínio da prevenção da criminalidade. O MAI, através da DGAI, é ainda membro efetivo da Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade. Internamente, a DGAI desenvolve uma actividade muito intensa na mobilização de vários parceiros para integrarem projectos e grupos de trabalho que têm por objectivo a prevenção da criminalidade.

Neste universo sócio-criminal a nossa acção tem sido dirigida, prioritariamente, para três áreas em concreto:

Através da sua observação e produção de conhecimento com vista ao apoio à tomada de decisão, procuramos reforçar a coesão social, reduzindo a pobreza, criando maiores e melhores igualdades de oportunidade.

Optimizado para Internet Explorer 8.0+ e Mozilla Firefox 2.0+
Concepção e desenvolvimento: Plug & Play
Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0Acessibilidade[D] 2010 © DGAI - Todos os direitos reservados